Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desperta Universo!

Desperta Universo!

Entenda o que é o alcoolismo

por Desperta Universo!, em 01.12.15

O alcoolismo deve-se a muitos fatores interligados, incluindo genética, como você foi criado, o seu ambiente social e sua saúde emocional. Alguns grupos raciais, como os índios americanos e nativos do Alasca, estão numa situação mais elevada de risco do que outros de desenvolver dependência do álcool, dado o ambiente frio e solitário que os circunda. As pessoas que têm uma história familiar de alcoolismo são mais propensas a desenvolver problemas com a bebida. Finalmente, aqueles que sofrem de um problema de saúde mental, tais como ansiedade, depressão ou transtorno bipolar estão também particularmente em risco, porque o álcool pode ser usado para se auto-medicarem.

 

Alcoolismo

 

Você tem um problema com a bebida? Pode ter se cumprir as seguintes condições:

 

- Se se sentir culpado ou envergonhado pelo modo como bebe;

- Se esconder a sua necessidade de beber aos seus amigos e à sua família;

- Se precisar de beber para relaxar ou se sentir melhor;

- Se esquecer o que fez enquanto estava bebendo;

- Se regularmente beber mais do que pretendia.

 

Dado que o álcool existe em muitas culturas e os efeitos variam muito de pessoa para pessoa, nem sempre é fácil descobrir onde se encontra a linha entre beber de modo social e ter realmente problemas com a bebida. O mais importante é que você saiba como o álcool o afeta. Se a bebida está a causar problemas na sua vida, você sofre de alcoolismo.

 

O caminho do abuso de álcool para o alcoolismo

 

Nem todos os abusadores de álcool tornam-se alcoólicos, mas é certamente um grande fator de risco. Às vezes, o alcoolismo desenvolve-se subitamente em resposta a uma mudança causadora de grande stress, como uma separação, reforma ou o falecimento de alguém importante para si. Outras vezes, o vício simplesmente vai aos poucos tornando conta de si, à medida que a sua tolerância ao álcool aumenta. Se você beber bebidas alcoólicas todos os dias, os riscos de desenvolver o alcoolismo são maiores.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D